Localicação


O Instituto D. João V localiza-se na vila do Louriçal . Esta localidade foi povoada por romanos, que encantados com a abundância de loureiros nesta região a baptizaram de Lourizal, que deriva da forma latina “Lauri Psalmus” cuja tradução é “salmo de Louro” ou “Louro de Triunfo”.
 Fundada em 1166, é uma freguesia do concelho de Pombal, com 47,957 km² de área e 5 095 habitantes (2001) e uma densidade populacional de 106,1 habitantes/km².
  Conhecida como a terra dos dois temperos, louro e sal, tem um enorme património natural e paisagístico como os arrozais, o rio, os campos e as cegonhas. E porque sem gastronomia uma terra não tem a alma completa, os biscoitos do Louriçal são alguns dos sabores recomendados.
   É uma vila acolhedora, de gente simpática e trabalhadora, onde se conjugam os três sectores de actividade, com natural predomínio da agricultura. É delimitada pelas freguesias de Borda do Campo, Marinha das Ondas, Paião, Carriço, Guia, Mata Mourisca, Vinha da Rainha e Almagreira.

Uma das principais potencialidades do Louriçal é a sua localização geográfica, ocupando uma posição central entre as cidades de Pombal, Leiria, Figueira da Foz e Coimbra. Por outro lado, a vila localiza-se na proximidade de eixos viários importantes: auto-estrada do Norte – A1, auto-estrada do Oeste – A8, via rápida de ligação entre a A1 e a A8 (IC8), E.N. 109 (Figueira da Foz – Leiria), E.N. 237 (Pombal – Marinha das Ondas), E.N. 342 (Carriço – Condeixa), linha férrea do Oeste. Encontra-se também na proximidade do porto da Figueira da Foz.